domingo, 10 de agosto de 2014

THE SOUNDS OF SILENCE

Um dos ritmos que mais gosto dentro do rock, talvez por sua harmonia, outras por suas melodias é o folk! 
Assim, quando a gente fala de folk, lembro de muitos músicos bacanas, muitas bandas tais como Crosby, Still, Nash & Young, Bob Dylan, Buffalo Spriengfield, Country Joe and The Fish, Grateful Dead (anterior a fase psicodélica), Joan Baez e outros mais, e alguns que começaram neste estilo e migraram pra outros- mas que o rock tem sempre o pé no folk, isso tem-, levando em conta a nitidez da sua sonoridade, realizado sempre com base na voz-violão, e por muitas vezes acompanhada de uma gaitinha de boca!!
Vamos então a um clássico!!!


O Som do Silêncio

Olá escuridão, minha velha amiga
Vim conversar com você de novo
Porque uma visão um pouco arrepiante
Deixou sementes enquanto eu dormia
E a visão que foi plantada em meu cérebro
Ainda permanece dentro do som do silêncio

Em sonhos agitados eu caminhei só
Em ruas estreitas de paralelepípedos
Sob a luz das lampadas da rua
Levantei minha lapela para me proteger do frio e umidade

Quando meus olhos foram apunhalados
Pelo brilho de uma luz de néon
Que rachou a noite
E tocou o som do silêncio

E na luz nua eu vi
Dez mil pessoas, talvez mais
Pessoas conversando sem falar
Pessoas ouvindo sem escutar

Pessoas escrevendo canções
Que vozes jamais compartilharam
E ninguém ousava
Perturbar o som do silêncio

"Tolos" eu disse, "vocês não sabem
Silêncio é como um câncer que cresce
Ouçam as palavras que eu possa lhes ensinar
Tomem os braços que eu possa lhes estender"
Mas minhas palavras caíam como gotas silenciosas de chuva
E ecoavam no poço do silêncio

E as pessoas curvavam-se e rezavam
Ao Deus de néon que elas criaram
E a placa faiscou o seu aviso
Nas palavras que formava

E a placa dizia,
"As palavras dos profetas
Estão escritas nas paredes do metrô
E nos corredores das casas"
E sussurravam no som do silêncio



The Sounds of Silence é uma canção folk gravada pela dupla Simon & Garfunkel, e alcançou popularidade na década de 1960. Foi escrita em fevereiro de 1964 pelo cantor e compositor Paul Simon na sequência do assassinato de John F. Kennedy em 1963. Uma versão inicial preferida pela banda remixada e suavizada, e tornou-se conhecida como "lançamento quintessencial do folk rock".
A canção apresenta Simon na guitarra acústica e ambos cantando. Ela foi originalmente gravada como uma parte acústica para seu primeiro álbum Wednesday Morning, 3 A.M. em 1964, mas por iniciativa do produtor da gavadora, Tom Wilson, mais tarde foi sobreposta com tambores, baixo elétrico e guitarra, tudo sem o conhecimento ou a participação de Simon & Garfunkel e relançado como single em setembro de 1965. O single atingiu número um no dia de Ano Novo de 1966 e foi incluída no álbum de 1966, SOUNDS OF SILENCE.


SOUNDS OF SILENCE, 1966.

"The Sound of Silence" foi originalmente chamada "The Sounds of Silence" e foi intitulada dessa forma nos primeiros álbuns em que apareceu e no lançamento do primeiro single; apenas em compilações mais tarde seria renomeada "The Sound of Silence". tanto no singular como no plural aparecem nas letras.
A música, além de ter sido o primeiro grande sucesso da dupla, torno-se também célebre como parte da trilha sonora do filme The Graduate (1968), do filme Watchmen lançado em 2009 e da séria The Leftovers do canal HBO, em 2014. A canção também é usada como introdução na turnê 'Nightmare After Christmas da banda Avenged Sevenfold.


THE GRADUATE, 1968, COM DUSTIN HOFFMAN.

WATCHMEN, 2009.

E pra terminar, vai um vídeo da música, onde para alguns é lembrar e para outros é conhecer!!! Apreciem sem moderação!!




THE SOUND OF SILENCE, LIVE IN CENTRAL PARK, 1981.



Fontes de Consultas: Wikipédia e Muro do Clásic Rock.

Nenhum comentário:

Postar um comentário