segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A CONQUISTA DO PARAÍSO....

Boa noite pessoal!!!

Hoje venho acalmar um pouco, plena segunda feira, começo da semana, nada melhor do que falar sobre inspiração!!! 
O que te inspira? O que inspira as pessoas? O que inspira um artista? 
Sendo assim, vamos falar de um compositor, arranjador e instrumentista, do qual alguma vez na vida você já escutou a música dele: VANGELIS, ou Evangelos Odysséas Papathanassíu.



Vangelis



Ευάγγελος Οδυσσέας Παπαθανασίου ou Evángelos Odysséas Papathanassíu, vulgo Vangelis.
É um músico grego, nascido em Vólos em 29 de março de 1943, seguindo estilos neoclássico, progressivo, música eletrônica e ambiente.
Suas composições mais conhecidas são o tema vencedor do Oscar de 1981, com o filme Chariots of Fire ( Título no Brasil: Carruagens de Fogo), a trilha sonora do clássico Blade Runner, e mais recentemente, do filme biográfico de Cristóvão Colombo, 1492: Conquest of Paradise, com a música instrumental "Conquest of Paradise". É conhecido também pelo uso de sua música na série da PBS, Cosmos de Carl Sagan. Entre suas composições, há o tema da Copa do Mundo de 2002.


1492, Conquest of Paradise

Começou a compor desde os quatro anos de idade, tornando-se um grande autodidata da música. O músico recusou as tradicionais aulas de piano, e durante sua carreira não tinha muito conhecimento para ler ou escrever partituras. Estudou música clássica, pintura e direção na Academia de Artes em Atenas.
No início dos anos 60 formou um grupo pop, o Forminx (ou "Formynx"), que se tornou muito popular na Grécia. Na época do Motim dos Estudantes em 1968 mudou-se para Paris e fundou a banda de rock progressivo Aphrodite's Chid com os integrantes Demis Roussos, vocalista, e Loukas Sideras. São conhecidos na Europa, como também no Brasil, com canções de sucesso: "Rain and Tears", Marie Joie", It's Five O'Clock", etc. O grupo se desfez em 1972, ainda que Roussos tenha feito diversas participações nos trabalhos de Vangelis.




Vangelis, Demis Roussos e Loukas Sideras: Aphrodite's Child.




Vangelis iniciou sua carreira solo escrevendo temas para dois filmes do cineasta francês Frederic Rossif em 1973. Seu primeiro álbum solo oficial saiu em 1974, o Earth. Na mesma época, participou de ensaios com outra banda de rock progressivo, Yes. Embora nunca tenha feito parte da banda, tornou-se amigo do cantor Jon Andersom, com quem veio a trabalhar em algumas ocasiões.

Quando se mudou para Londres, Vangelis firmou contrato com a RCS Records, montou seu próprio estúdio, o Nemo Studios, começando a gravar uma série de álbuns respeitados de música eletrônica. Faixas do aclamado álbum Heaven and Hell de 1975 foram mais tarde utilizadas como tema da série Cosmos.

Nos anos 80 e 90 produziu diversos álbuns em parceria com Jon Anderson

Jon & Vangelis. Em 1982 Vangelis venceu na categoria do Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por Chariots of Fire. O tema ficou no topo da lista da Billboard americana por uma semana. A música também apareceu nos programas "Nações Unidas" e "Troféu Imprensa", ambos do SBT. Outro programa da emissora a usar uma canção do músico foi o "Domingo Legal", quando dava notícias de última hora. A música em questão e Nucleogenesis Part 1.

Em 1983, Vangelis lançou "Antartica", uma banda sonora bastante conhecida em Portugal pelo seu uso como fundo nas previsões meteorológicas do Canal 1 na primeira metade dos anos 90.

No ano em que começou seu trabalho com o diretor Ridley Scott, Vangelis produziu o tema dos filmes e 1492- A Conquista do Paraíso. Alguns dos documentários submarinos de Jacques Cousteau também levam a assinatura de Vangelis. Em 1992, a França o condecorou como Chevalier Order of Arts and Letters.

Em 2001 lança Mythodea (mais orquestral que eletrônico) que foi escrita em 1993 depois foi usada como tema pela NASA nas missões a Marte. Em 2004 lançou um CD com a Trilha Sonora do filme Aexandre (Alexander) de Oliver Stone.

Bom, na minha humilde opinião, esse cara está a frente da sua época, e poderíamos compará-lo a Mozart, Beethoven, Chopin.

Então? O que inspira Vangelis? E você? A mim, o que me inspira é MÚSICA!!!

P.S.: Não posso deixar de citar, que um dia cheguei na casa de minha vó e meu tio escutava um treco a lá new age... aí ele pega e coloca 'Chariots of Fire' e diz "essa você já ouviu algum dia na vida"...e o meu amigo Francis me emprestou algumas pérolas desse grande músico, que sou fã e admirador.

Aconselho a todos conhecerem suas obras!!!




E pra começar, ouçam aí 1492- Conquest of Paradise e se puderem, assistam o filme!!!

Até breve!




Chariots of Fire!!




Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário