Hoje venho acalmar um pouco, plena segunda feira, começo da semana, nada melhor do que falar sobre inspiração!!!
O que te inspira? O que inspira as pessoas? O que inspira um artista?
Sendo assim, vamos falar de um compositor, arranjador e instrumentista, do qual alguma vez na vida você já escutou a música dele: VANGELIS, ou Evangelos Odysséas Papathanassíu.
![]() |
| Vangelis |
Ευάγγελος Οδυσσέας Παπαθανασίου ou Evángelos Odysséas Papathanassíu, vulgo Vangelis.
É um músico grego, nascido em Vólos em 29 de março de 1943, seguindo estilos neoclássico, progressivo, música eletrônica e ambiente.
Suas composições mais conhecidas são o tema vencedor do Oscar de 1981, com o filme Chariots of Fire ( Título no Brasil: Carruagens de Fogo), a trilha sonora do clássico Blade Runner, e mais recentemente, do filme biográfico de Cristóvão Colombo, 1492: Conquest of Paradise, com a música instrumental "Conquest of Paradise". É conhecido também pelo uso de sua música na série da PBS, Cosmos de Carl Sagan. Entre suas composições, há o tema da Copa do Mundo de 2002.
É um músico grego, nascido em Vólos em 29 de março de 1943, seguindo estilos neoclássico, progressivo, música eletrônica e ambiente.
Suas composições mais conhecidas são o tema vencedor do Oscar de 1981, com o filme Chariots of Fire ( Título no Brasil: Carruagens de Fogo), a trilha sonora do clássico Blade Runner, e mais recentemente, do filme biográfico de Cristóvão Colombo, 1492: Conquest of Paradise, com a música instrumental "Conquest of Paradise". É conhecido também pelo uso de sua música na série da PBS, Cosmos de Carl Sagan. Entre suas composições, há o tema da Copa do Mundo de 2002.
![]() |
| 1492, Conquest of Paradise |
Começou a compor desde os quatro anos de idade, tornando-se um grande autodidata da música. O músico recusou as tradicionais aulas de piano, e durante sua carreira não tinha muito conhecimento para ler ou escrever partituras. Estudou música clássica, pintura e direção na Academia de Artes em Atenas.
Vangelis iniciou sua carreira solo escrevendo temas para dois filmes do cineasta francês Frederic Rossif em 1973. Seu primeiro álbum solo oficial saiu em 1974, o Earth. Na mesma época, participou de ensaios com outra banda de rock progressivo, Yes. Embora nunca tenha feito parte da banda, tornou-se amigo do cantor Jon Andersom, com quem veio a trabalhar em algumas ocasiões.
Quando se mudou para Londres, Vangelis firmou contrato com a RCS Records, montou seu próprio estúdio, o Nemo Studios, começando a gravar uma série de álbuns respeitados de música eletrônica. Faixas do aclamado álbum Heaven and Hell de 1975 foram mais tarde utilizadas como tema da série Cosmos.
Nos anos 80 e 90 produziu diversos álbuns em parceria com Jon Anderson
Jon & Vangelis. Em 1982 Vangelis venceu na categoria do Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por Chariots of Fire. O tema ficou no topo da lista da Billboard americana por uma semana. A música também apareceu nos programas "Nações Unidas" e "Troféu Imprensa", ambos do SBT. Outro programa da emissora a usar uma canção do músico foi o "Domingo Legal", quando dava notícias de última hora. A música em questão e Nucleogenesis Part 1.
Em 1983, Vangelis lançou "Antartica", uma banda sonora bastante conhecida em Portugal pelo seu uso como fundo nas previsões meteorológicas do Canal 1 na primeira metade dos anos 90.
No ano em que começou seu trabalho com o diretor Ridley Scott, Vangelis produziu o tema dos filmes e 1492- A Conquista do Paraíso. Alguns dos documentários submarinos de Jacques Cousteau também levam a assinatura de Vangelis. Em 1992, a França o condecorou como Chevalier Order of Arts and Letters.
Em 2001 lança Mythodea (mais orquestral que eletrônico) que foi escrita em 1993 depois foi usada como tema pela NASA nas missões a Marte. Em 2004 lançou um CD com a Trilha Sonora do filme Aexandre (Alexander) de Oliver Stone.
Bom, na minha humilde opinião, esse cara está a frente da sua época, e poderíamos compará-lo a Mozart, Beethoven, Chopin.
Então? O que inspira Vangelis? E você? A mim, o que me inspira é MÚSICA!!!
P.S.: Não posso deixar de citar, que um dia cheguei na casa de minha vó e meu tio escutava um treco a lá new age... aí ele pega e coloca 'Chariots of Fire' e diz "essa você já ouviu algum dia na vida"...e o meu amigo Francis me emprestou algumas pérolas desse grande músico, que sou fã e admirador.
Aconselho a todos conhecerem suas obras!!!
E pra começar, ouçam aí 1492- Conquest of Paradise e se puderem, assistam o filme!!!
Até breve!
Chariots of Fire!!
No início dos anos 60 formou um grupo pop, o Forminx (ou "Formynx"), que se tornou muito popular na Grécia. Na época do Motim dos Estudantes em 1968 mudou-se para Paris e fundou a banda de rock progressivo Aphrodite's Chid com os integrantes Demis Roussos, vocalista, e Loukas Sideras. São conhecidos na Europa, como também no Brasil, com canções de sucesso: "Rain and Tears", Marie Joie", It's Five O'Clock", etc. O grupo se desfez em 1972, ainda que Roussos tenha feito diversas participações nos trabalhos de Vangelis.
![]() |
| Vangelis, Demis Roussos e Loukas Sideras: Aphrodite's Child. |
Vangelis iniciou sua carreira solo escrevendo temas para dois filmes do cineasta francês Frederic Rossif em 1973. Seu primeiro álbum solo oficial saiu em 1974, o Earth. Na mesma época, participou de ensaios com outra banda de rock progressivo, Yes. Embora nunca tenha feito parte da banda, tornou-se amigo do cantor Jon Andersom, com quem veio a trabalhar em algumas ocasiões.
Quando se mudou para Londres, Vangelis firmou contrato com a RCS Records, montou seu próprio estúdio, o Nemo Studios, começando a gravar uma série de álbuns respeitados de música eletrônica. Faixas do aclamado álbum Heaven and Hell de 1975 foram mais tarde utilizadas como tema da série Cosmos.
Nos anos 80 e 90 produziu diversos álbuns em parceria com Jon Anderson
Jon & Vangelis. Em 1982 Vangelis venceu na categoria do Oscar de Melhor Trilha Sonora Original por Chariots of Fire. O tema ficou no topo da lista da Billboard americana por uma semana. A música também apareceu nos programas "Nações Unidas" e "Troféu Imprensa", ambos do SBT. Outro programa da emissora a usar uma canção do músico foi o "Domingo Legal", quando dava notícias de última hora. A música em questão e Nucleogenesis Part 1.
Em 1983, Vangelis lançou "Antartica", uma banda sonora bastante conhecida em Portugal pelo seu uso como fundo nas previsões meteorológicas do Canal 1 na primeira metade dos anos 90.
No ano em que começou seu trabalho com o diretor Ridley Scott, Vangelis produziu o tema dos filmes e 1492- A Conquista do Paraíso. Alguns dos documentários submarinos de Jacques Cousteau também levam a assinatura de Vangelis. Em 1992, a França o condecorou como Chevalier Order of Arts and Letters.
Em 2001 lança Mythodea (mais orquestral que eletrônico) que foi escrita em 1993 depois foi usada como tema pela NASA nas missões a Marte. Em 2004 lançou um CD com a Trilha Sonora do filme Aexandre (Alexander) de Oliver Stone.
Bom, na minha humilde opinião, esse cara está a frente da sua época, e poderíamos compará-lo a Mozart, Beethoven, Chopin.
Então? O que inspira Vangelis? E você? A mim, o que me inspira é MÚSICA!!!
P.S.: Não posso deixar de citar, que um dia cheguei na casa de minha vó e meu tio escutava um treco a lá new age... aí ele pega e coloca 'Chariots of Fire' e diz "essa você já ouviu algum dia na vida"...e o meu amigo Francis me emprestou algumas pérolas desse grande músico, que sou fã e admirador.
Aconselho a todos conhecerem suas obras!!!
E pra começar, ouçam aí 1492- Conquest of Paradise e se puderem, assistam o filme!!!
Até breve!
Chariots of Fire!!
Fonte: Wikipédia



Nenhum comentário:
Postar um comentário