Hoje vou falar de uma banda que curto demais: SAXON!!!
São poucos artistas e bandas com carreiras tão regulares como o Saxon. Em 2016 eles completarão 40 anos de banda...eu mesmo tenho apenas 36!!
Então vamos à eles...ou você acha que é fácil colocar uma banda na estrada...
Saxon
Tudo começou com Son of a Bitch
Em meados de 1976 aos arredores de South Yorkshire, Reino Unido, Steve "Dobby" Dawson (baixista) e Graham "Oli" Oliver (guitarrista), faziam parte de um grupo chamado "Son of the Bitch" (traduzindo: Filho da Puta) também conhecida como S.O.B.
Na mesma cidade, existia outro grupo chamado Coast, com Peter "Biff" Byford como vocalista e Paul "Blute" Quinn na guitarra.
Resolveram juntar forças, recrutando para o time o baterista Pete "Frank" Gill, então baterista do The Glitter Band, e que também já havia realizado algum trabalho com o Motörhead.
Com esta formação, a banda permaneceu com o mesmo nome de S.O.B., mas como a identidade musical era focada no heavy metal, e a cena punk ser muito explorada, decidiram mudar o nome para não serem identificados como parte da corrente que estavam Sex Pistols e companhia. Assim rebatizaram o nome da banda: SAXON.
No princípio, tocavam em algumas salas de espetáculos, pubs, clubes de rock, até eles conseguirem fazer alguns shows de abertura para Ian Gillan Band, apostando em um repertório próprio, dando a eles a oportunidade de levantar algum dinheiro para gravar a primeira demo. Esta foi gravada na Tapestry Studios, com o produtor John Verity (Ex. Argent vocalista/guitarrista). Eles vendiam estas demos às gravadoras habituais apenas para serem ignorados pois a New Wave estava no auge naquele momento.
Depois de alguns meses a banda finalmente ganhou uma reação favorável da EMI, através de Peter Hinton. Ele tinha vindo até Barnsley para ver a banda tocar na cidade, noCivic Hall. Ficou muito impressionado e recomendou SAXON para Claude Carrere como candidatos para seu novo selo na cena britânica, Carrere Records. Claude decidiu oferecer-lhes um contrato, depois de ouvir fitas demo da banda.
Além de Saxon, o selo abrigava outras bandas, o que deu início a New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM). Uma New Wave um pouquinho mais pesada....
SAXON
![]() |
| Saxon, 1979 |
![]() |
| Wheels of Steel, 1980 |
Era diferente do primeiro álbum, mostrando um trabalho mais maduro e mais definido, com singles que se tornariam clássicos, como "Motorcycle Man", "747 (Stangers in the Night)" e a música que dava nome ao álbum, "Wheels of Steel". Estas duas últimas faziam parte do pacote promocional do álbum.
Incluíram no álbum um tema dedicado a Eddie "Fast" Clarke (See the Light Shining) guitarrista do Motöhead, com quem formaram uma sólida amizade.
![]() |
| Strong Arm of the Law, 1980 |
A banda apareceu em um programa da televisão britânica, muito popular, "Top of the Pops". Com isso e com um trabalho de qualidade, levaram o Saxon a primeira divisão do gênero, dando possibilidade de entrar em listas européias da época e no setlist do festival Donnington de 1980, considerado o primeiro dos "Monsters of Rock", juntamente com Rainbow, Judas Priest, Scorpions, April Wine, Riot e Touch.
Outro álbum evidenciou o nome Saxon, "Strong Arm of the Law", que foi lançado no mesmo ano.
Lançaram o disco em novembro de 1980 junto ao single promocional que intitulava o álbum e posteriormente o "Dallas 1PM", inspirada no assassinato de John F. Kennedy. Além destas canções, contém clássicos como "Heavy Metal Thunder" e "20.000 Ft". A produção não foi tão brilhante como o de "Wheels of Steel", mas não atrapalhou o resultado final, pois os temas seguiam mantendo um grande nível e fazendo sucesso.
![]() |
| Denim and Leather, 1981 |
"And the Bands Palyed On" e "Never Surrender" eram as músicas promocionais do álbum, mas continham temas históricos como "Princess of the Night" e a própria "Denim and Leather".
Dois dias antes do início da turnê, Pete Gill se acidentou e acabou machucando a mão e teve que ser substituído por Nigel Glocker, que teve que aprender as partes de bateria em apenas um dia, e mesmo assim depositou maior precisão e riqueza ao insturmento.
![]() |
| The Eagle Has Lended, Live. 1982 |
Para a gravação se concentraram em seus três últimos e exitosos álbuns de estúdio, deixando um pouco de lado o primeiro, considerado muito mais eclético e ainda imaturo. Podemos ouvir no álbum brilhantes versões de temas como "Motorcycle Man" e os oito minutos de "Wheels of Steel", diante de um público entregue, finalizando com "Fire in the Sky" e com "Machine Gun", dois dos temas mais velozes e potentes do repertório da banda.
O próximo objetivo do grupo foi uma turnê pelo Estados Unidos em 1982, turnê interrompida para que o Saxon pudesse retornar à Inglaterra para participar do festival Monsters Of Rock, em Castle Donnington. Assim, se tornaram a primeira banda que tocava pela segunda vez no festival. A banda também tocou no Monsters Of Rock alemão.
![]() |
| Power And The Glory, 1983 |
A turnê deste trabalho foi um sucesso, onde houve o lançamento do primeiro video oficial da banda, intitulado "Saxon Live", gravado em Nottingham, na Inglaterra.
Ainda que não tivesse alcançado os níveis de outros trabalhos, acredito que é algo normal em todos as bandas e artistas, muito pela expectativa de fãs e crítica serem as vezes, surpreendidas por novos conceitos, riffs e levadas diferentes, novas mídias...mas não deixaram de fazer sucesso. Destaco no álbum temas como "Power And The Glory", "Redline", a poderosa "This Town Rocks" e "The Eagle Has Landed".
Neste mesmo ano, o Saxon rompeu com o selo Carrere, segundo a banda, devido a discrepâncias sobre as vendas reais de álbuns. Assinaram em seguida com a gravadora EMI.
![]() |
| Crusader, 1984 |
Com essa nova produção, obtiveram um som diferenciado, muito mais claro, que se acercava aos grupos americanos.
Acredito que com o passar dos anos, colocando no mercado ano após ano, vários sucessos, viajando em várias turnês, os caras começaram a experimentar o heavy metal, as canções, mostrando aos fãs sinal de amadurecimento, para os críticos também!
O álbum Crusader teve uma aceitação enorme no mercado, explorando o público que ainda não conhecia o Saxon, chegando a passar Def Leppard e o Whitsnake, por exemplo. Incluíram no álbum um tema cover da banda britânica Sweet, "Set Me Free".
Fizeram companhia ao Motley Crue e Iron Maiden, durante a turnê americana e na Alemanha, foram os shows de abertura para o Accept.
CONTINUA.
Segue aí um heavy pra vocês conhecerem um pouco desta banda fantástica!!! Apreciem sem moderação!!!








Nenhum comentário:
Postar um comentário